A mecânica clássica de Newton deixou de reinar absoluta com a teoria da relatividade geral de Einstein.
Particularmente, a lei da Gravitação Universal foi questionada. A idéia básica da Relatividade Geral, conhecida por "Princípio da Equivalência" é que gravidade, "puxando" um objeto em uma determinada direção é completamente equivalente a uma aceleração desse objeto na direção oposta. Um exemplo conhecido é que se estamos em um elevador acelerado para cima, sentiremos nosso "peso" aumentado, como se uma "gravidade extra" estivesse nos puxando para baixo. Dessa forma, se estivermos num elevador no espaço, longe da ação gravitacional da Terra, podemos simular a gravidade acelerando o elevador para cima com a aceleração g.
O espaço possui três dimensões e a quarta dimensão é o tempo. Saiba um pouco mais sobre quarta dimensão em:
http://www.radioboanova.com.br/offline.php?prog=161Segundo a Teoria Geral da Relatividade, publicada por Einstein em 1915, matéria (massa) "distorce" o espaço e o tempo em suas proximidades. Como uma conseqüência dessa distorção, Einstein fez a previsão, em 1916 que um feixe de luz, ao passar próximo a uma grande massa, deve ser desviado, mudando sua direção de propagação. A luz de uma estrela ao passar próxima ao Sol deveria ser desviada, segundo Einstein, por 1,75 segundos de arco. Essa previsão foi testada numa das observações científicas mais importantes de toda a história da Astronomia e realizada simultaneamente na África e no Brasil, por astrônomos da Royal Astronomical Society de Londres, durante o eclipse total do Sol de 1919., conhecido como eclipse de Sobral(CE).
O eclipse impede que o Sol ofusque a luz que vem da estrela, permitindo a medição prevista na teoria de Einstein.
Os desvios observados, segundo os cientistas, foram os seguintes:
SOBRAL: 1,98" ; PRÍNCIPE: 1,60".
Esse resultado foi considerado um triunfo da teoria da relatividade geral de Einstein. Apresentado pelo astrônomo inglês na reunião de 6 de Novembro de 1919 da Sociedade Real de Londres, foi divulgado com grande destaque pelo Times, no dia seguinte, e logo a seguir pelos maiores jornais de todo o mundo. Albert Einstein tornou-se, da noite para o dia, um superstar da ciência, passou a ser conhecido do grande público e assediado com o mesmo interesse que os grandes astros do cinema e do esporte.