ESTUDE PARA A PROVA POR AQUI...ATE AMANHA 9D!!!!
cap.8 -pag 100
Como eu disse, O LEGAL DA ENERGIA E QUE ELA PODE SER TRANSFORMADA!!
Podemos observar diversas transforma;oes no cotidiano como a energia eletrica sendo transformada em luminosa (lampadas), a energia eletrica sendo transformada em sonora(radio e tv) a energia quimica se transformando em energia para podermos nos movimentar ( e estudar, hahahah) e ainda a energia potencial gravitacional se transformar em energia cinetica o dia todo conosco (qdo subimos e descemos as escadas do colegio).
O tijolo que desprende de uma certa altura tem energia potencial gravitacional. A medida que o tijolo cai, sua energia potencial gravitacional diminui (com a altura) e a energia cinetica aumenta( que depende da velocidade)
Para calcular a energia de um caminhao de 20 toneladas, temos que considerar que 20 toneladas e igual a 20 000 kg, e a velocidade de 108 km por hora, temos que converter em metros por segundo (divide por 3,6!) ai temos 30 metros por segundo. usando a formula da energia cinetica E =20 000. 30.30\2 temos 9 000 000 Joules.
SE VC CHEGAR UM POUQUINHO ANTES, UNS DEZ MINUTOS, EU JA ESTAREI NO COLEGIO. AI, EU POSSO ESCLARECER OUTROS PONTOS IMPORTANTES E ENTREGAR SUA PROVA. VCs foram bem!!!
cap 5- pág.63
1. O taco aplica uma força na bola, tirando-a da inércia. Esta, transfere movimento à outra, tirando-a da inércia, adquirindo movimento e caindo na caçapa.
2. Grandezas escalares são definidas apenas pela intensidade e uma respectiva unidade. Por exemplo: a massa de uma pessoa é 60 kg
Grandezas vetoriais para ficarem definidas, necessitam, além da intensidade, direção e sentido. Por exemplo: Aplica-se uma força de 50 N, horizontalmente para a esquerda.
3. Como as 3 forças estão na mesma direção e sentido, é só somar:Resultante = 10 + 12 +18 = 40 Newtons (N); Sua direção é horizontal e o sentido é da esquerda para a direita.
4. a) Somando as forças de cada equipe, temos:o time da direita: R = 40+20+25 = 85
no time da esquerda: R = 35+45+10 = 90 N (esse time é mais forte)
A resultante será, portanto: R = 90 -85 (disputa, ou seja contrários. Aí temos uma subtração)R = 5N é a vantagem do time da esquerda.
b) O time da esquerda ganha a disputa com vantagem de 5 N
5. Esse é um caso especial de vetores(forças) de direção e sentido ortogonal(no livro, pág.55), devemos resolver pelo teorema de Pitágoras:
6. O que causa a variação de movimento de um corpo é a aplicação de uma força, 2º lei de Newton.7.a) Os suportes de proteção, impedem que as pessoas sejam projetadas, por inércia.
b) se relaciona com o princípio da inércia,1º lei.
c) Inércia: " Todo coprpo tende a se manter em seu estado original, de repouso ou movimento, se nele não aturar nenhuma força, ou a resultante de forças seja nula"
8. Por causa da massa, qto maior a massa, maior a inércia e maior a força que se deve aplicar par retirá-lo da inércia.
9. F = m.a ( F = força, m = massa e a= aceleração)400 = 8.a
400/8 = a , daí temos que a = 50 m/s^2 (^quer dizer elevado, tá?)
10. F = m.a
então: 12/6 = a , e portanto: a = 2 m/s^2
após 5 segundos, tem que usar a expressão : v = vo + a.t (lembra?)olha: v = 0 + 2.5, que nos dá v = 10 m/s
12. ( apenas o ítem a)F = m.a
F = 2000 N
a = 8 m/s^2
logo: 2000 = m. 8
m = 250 kg
13. A explicação está no princípio da ação e reação:"Para toda força aplicada num ponto, existe sempre uma força de reação, de mesma intensidade, na mesma direção e no sentido oposto"Aí, vc bate na parede e a parede te bate!
14. Eu expliquei na última aula a força de atrito. É justamente devido ao pouco atrito com o solo que fica mais difícil andar com patins, pois as rodas tendem a girar. O que não acontece com uma pessoa descalça.
15. Pelo princípio da inércia, um corpo em movimento, tende a manter o movimento com velocidade constante. É o princípio da inércia. Ao frear repentinamente, o Snoopy continuou o movimento até a casinha. O uso do cinto de segurança, como já comentado no exercício 7, impede que numa freada brusca as pessoas sejam arremessadas contra o painel, o pára-brisa, etc e se machuquem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário