sexta-feira, 20 de julho de 2007

LISTA DE EXERCÍCIOS-2°ANO

Pág. 325:
32. a) A transformação é isotérmica, então a temperatura permanece constante;
b) O movimento do êmbolo diminui o volume, pressionando o gás.

33. Se é mantida a temperatura, temos P.V = P'.V' :
0,5. 12 = 6 atm.L (I)
1.V = 6 então V = 6 L (II)
1,5.V = 6 então V = 4 L(III)
e 2.V = 6, portanto V = 3 L(IV)

pág.326
34. isobárica: pressão constante; a temperatura aumenta, aumentado o espaço entre as moléculas e portanto, alterando sua densidade e seu volume - a massa continua a mesma, considerando o sistema ideal(na verdade, fechado e isolado térmicamente).

35. m = 2,5 g
V1=V= 100 cm^3
t1= -73 + 273 (Convertendo em Kelvin) = 200K
t2 = 227 + 273 = 500K
a) a transformação é isobárica, V/T = V'/T':
100/200 = V'/500
V' = 250 cm^3 (centímetros cúbicos)
b) se a massa permaneceu a mesma e o volume aumentou(2,5 vezes), a densidade diminui(2,5 vezes):
d = 2,5/100 e d' = 2,5/250

36.- a) a massa do gás e o volume permanecem constantes e assim, a densidade também.

b) O aquecimento provoca um aumento de pressão, quer dizer, o número de colisões vai aumentar, aumentando a pressão.

37.- a) em I, é isovolumétrica; em II, é isotérmica; em III é isobárica

38.- a) Eq geral dos gases: PV/T = P'V'/T'

b) T = 273K e T' = 273+273, T' = 546K

1.4,5/273 = 1,5.V'/546 , temos: V' = 6 litros

pág.327

39.- a) durante a subida da bolha, não há variação de temperatura! é isotérrmica.

b) a pressão p1 na bolha, no fundo do lago é (Stévin) p1 = 1 + 3(lembra? a cada 10m 1 atm!)

p1 = 4 atm

c) PV = P'V' daí : 4.2,5 = 1.V', fácil V'= 10 cm^3

pág.334

40.- a) 1 mol ___ = 2g

X mol____ = 25g então X = 12,5 mols

b) 1 mol de água é 18 g, 10 mols será 180g (não é?)

41.- Palmeiras verdinho não resiste ao tricolor! PV = nRT (hehehehe...)

a) PV = 26 atm.litro (é só isso)

b) Aí, como vc tem PV = 26 atm.l e P = 2 atm:

V = 13 litros

42.- 1 mol de O2 é 32 g

X mol de O2 __480 g

a) X é 480 g

b) Considere R = 8,31 J/mol.K no S.I. mas não precisa decorar!!!!

c) PV = nRT, 200000.0,15 = 15.8,31.T (em Kelvin, não esqueça)

T = 241 K

d) Em Celsius, é só fazer: 241-273=-32°C

43.- P= 1atm; n= 1 mol, R = 0,082atm.litro.K e T = 273K

1.V = 1.0.082.273 então V = 22,4 litros (lembra da aula de Química?)

pág.337

44.- eq. de Boltzmann : Ec = 3.k.T/2 ( k é a constante de Boltz,não precisa decorar, tbem!!!!)

Ec = 3.1,4.10^-23.1000/2 = 2,1.10^-20 Joules

b) Se duplicarmos T, duplica a velocidade( e a enrgia cinética) então fica:Ec = 4,2.10^-20 Joules

c) Se T = 0 k, não tem agitação, Ec = zero


45.- a)A Ec(média) das moléculas, tem o mesmo valor para qqr gás!!e independe da massa.não tem jeito, a EcM = 2,1.10^-20 J !!!

b) consultando a tabela periódica: http://www.merck.com.br/tpie/menuprin.htm ou http://www.tabelaperiodica.hpg.com.br

Ar = 40 e He = 4. A massa do Ar é > que a massa molecular do He.

c) Como a energia cinética média( lembrando nossa eq da mecânica: Ec = (m.v^2)/2)tem o mesmo valor para os dois gases, e a massa de Ar é maior que a do He, a velocidade média do Ar menor q a velocidade média do He.


46.- a) 1 mol ____ 6. 10^23 moléculas 50 mols ___ XX = 3.10^25 moléculas

b) como a EcM do Ar, na temperatura de 1000 K é 2,1.10^-20 J ( veja a qeustão 45 ítem a), a energia cinética total(Et) dessas 3.10^25 moléculas será:

Et = 3.10^25.2,1.10^-20 temos: Et = 630.000 J

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Einstein, Picasso e a quarta dimensão

No início do século 20, uma revolução ocorreu simultaneamente nas artes e nas ciências físicas. De um lado, Pablo Picasso destruiu a rigidez plástica na pintura, tentando, com o cubismo, expandir as possibilidades de representação de imagens tridimensionais em telas bidimensionais. Aproximadamente na mesma época, Albert Einstein destruiu a rigidez da concepção newtoniana de espaço e tempo, mostrando que medidas de distância e de tempo não são absolutas, independentes do estado de movimento de quem as faz, mas, sim, dependentes do movimento relativo entre observadores. Dada a proximidade nas datas (o quadro de Picasso "Les Demoiselles D'Avignon" é de 1907, e a teoria da relatividade especial de Einstein é de 1905), é natural se conjecturar que houve uma influência da física nas artes.Em recente livro, "Einstein, Picasso: Espaço, Tempo e a Beleza que Causa Confusão", Arthur I. Miller revisita esse tema, oferecendo uma explicação muito plausível para a aparente coincidência de datas. Segundo Miller, não houve, na verdade, uma influência direta entre os trabalhos de Einstein e de Picasso; ambos são partes de uma profunda transformação cultural que já ocorria no princípio do século, cujo foco maior de atenção era justamente o questionamento da natureza do espaço e da relação entre a realidade e sua percepção sensorial.Picasso tentou representar a totalidade de uma imagem, vista ao mesmo tempo de vários ângulos diferentes, como se o observador existisse em uma dimensão a mais, a quarta dimensão. Explico: imagine uma bola flutuando no espaço. Vemos a superfície dessa bola que, como toda superfície, tem duas dimensões. Mas nós sabemos que essa superfície é curva e não plana, como, por exemplo, o topo de uma mesa. Por quê? Porque vemos a bola em três dimensões. Sabemos que ela tem também um raio que define a distância entre a superfície da bola e o seu centro. Caso o raio variasse de ponto a ponto, isto é, se a distância entre os pontos na superfície e o centro não fosse fixa, a bola teria uma aspecto distorcido.Imaginemos, então, uma bola distorcida, como a superfície da Lua, repleta de crateras e montanhas, ou uma cabeça. De nossa perspectiva tridimensional, jamais poderemos captar a totalidade da bola: veremos apenas a parte que se encontra voltada para nós, e não a face oculta. Com o cubismo, Picasso tentou representar todos os aspectos de uma superfície, como se pudéssemos ver a frente e as costas de uma pessoa ao mesmo tempo, transformando-nos em observadores de uma quarta dimensão espacial.Já Einstein, em sua teoria da relatividade especial, mostrou que observadores com um movimento relativo entre si, por exemplo, uma pessoa em pé numa calçada e outra passando de carro, obterão resultados diferentes ao medirem distâncias e intervalos de tempo. Se a pessoa em pé na calçada estiver segurando uma régua de um metro na horizontal (medida por ela), a pessoa passando de carro verá essa régua um pouco mais curta. Não percebemos isso, pois esses efeitos só se tornam importantes a velocidades próximas da velocidade da luz, de 300 mil quilômetros por segundo.O oposto ocorre com o tempo: para o observador passando de carro, um relógio na mão da pessoa na calçada bate mais devagar, ou seja, a passagem do tempo dilata. Einstein concluiu que tempo e espaço são manifestações conjuntas da realidade física. Poucos anos mais tarde, ficou claro que a teoria da relatividade trata o tempo como uma dimensão a mais, em pé de igualdade com as três espaciais.Picasso e Einstein foram influenciados pelo matemático francês Henri Poincaré que, no início do século, propôs que a geometria descrevendo a realidade não era única. Picasso, através de seu amigo Maurice Princet, e Einstein, ao ler o livro "Ciência e Hipótese", publicado em alemão em 1904. Para ambos, a função da ciência e da arte é revelar a essência da realidade que se esconde por trás da limitada percepção sensorial. Mesmo que a quarta dimensão de Picasso seja diferente da de Einstein, nossa visão de mundo foi profundamente mudada por ambas.
MARCELO GLEISER da Folha de S.Paulo